História da Pastoral da Juventude

Objetivo principal da Pastoral.


O grande objetivo é despertar os/as jovens para a PESSOA e a PROPOSTA de Jesus Cristo, desenvolvendo com eles um processo global de formação a partir da fé para formar líderes capacitados/as para agirem na comunidade, na própria Pastoral da Juventude e em outros ministérios da Igreja, nos diferentes meios como a escola, a universidade e a zona rural, comprometidos/as com a libertação integral da pessoa e da sociedade, levando uma vida em comunhão e participação (Doc. 76 – CNBB).

Desde quando está presente na diocese e circunstâncias que convém recordar.

Pastoral da Juventude é uma organização de juventude ligada ao Setor de Juventude de CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Por isso, é comprometida em com a evangelização, em especial de jovens empobrecidos. A PJ é feita de homens e mulheres que sonham com um mundo mais justo, e desta forma dedicam sua vida à causa do Reino de Deus. Na PJ, o sonho, o canto, a poesia, a amizade estão presentes em cada momento, em cada grupo de base. Muitos jovens são integrantes ou militantes da PJ. Em cada cidade ou Estado encontra-se pelo menos um grupo, que todos os dias se fazem sinal do Reino Definitivo.

A PJ é herdeira de uma história que vem sendo construída em nosso país desde 1930 com a chamada Ação Católica. Por volta de 1920, o Papa Pio XI preocupado com a missão da Igreja diante dos desafios e das grandes mudanças na realidade mundial (processo de urbanização e industrialização), estimulou a chamada Ação Católica que era o espaço de participação dos leigos católicos no apostolado hierárquico da Igreja, para o difusão e a atuação dos princípios católicos na vida pessoal, familiar e social. A Ação Católica no Brasil foi marcada por dois momentos distintos.

Os primeiros indícios de existência da Pastoral da Juventude em nossa diocese nos remonta ao ano de 1970, quando surgiu o primeiro grupo que possuímos registros nas cidades de Bebedouro e Monte Azul Paulista. Nos Biênio (1976-1977) (1978-1979) e (1980-1981) a Pastoral da Juventude foi cocada entre as prioridades pelo então Bispo Diocesano Dom José Varani, onde ocorreu uma vasta ampliação das PJ’s em nossa diocese. Porém no ano de 1988, onde na 2ª Assembléia Diocesana de Pastoral, a PJ deixou de estar entre as prioridades, houve uma retração nas atividades pela diocese nos anos seguintes, restando em apenas poucas paróquias. No Ano de 1999, a PJ começou a ressurgir coma criação do CDPJ (Conselho Diocesano da Pastoral da Juventude). Onde todos os coordenadores de grupos de jovens e Pastorais da Juventude estão presentes para deliberarem sobre as ações pastorais.

Tudo começou no dia 1 de Agosto de 1999 com um reunião na cidade de Taquaritinga onde foi proposto uma união dos grupos de PJ formando assim o conselho diocesano de Jaboticabal nesta mesma reunião foi organizado um curso de dinâmica para proporcionar esta união. Foram envidas cartas pelo pejotino Flávio a partir de Agosto de 1999 para o acontecimento deste curso. A partir de 21 de novembro de 1999 começou efetivamente o atual conselho Diocesano com reuniões com bimestrais na cidade de Jaboticabal.

Esta organização do CDPJ acumula muitas conquistas como:

DNJ (Dia Nacional da Juventude), Romaria da Juventude, Grito dos Excluídos, cursos e retiros, Assembléia de avaliação e planejamento anual e diversos projetos e sonhos. O CDPJ tem uma grande ligação com a Diocese, proporcionando assim um dialogo aberto com o clero e o bispo, desta maneira participando ativamente da caminhada da Diocese.

Nasceu a partir da necessidade de uma maior comunicação, articulação, troca de experiências e organizações de eventos de massa alem de formações de grupos e lideranças que caminhavam sem rumo. O conselho de pastoral da juventude é constituído por dois pejotinos lideres de cada grupo da PJ da diocese de Jaboticabal para organizar e estruturar a PJ na diocese, direcionando um único caminho a ser seguido, apenas adaptado as diversas realidades dos nossos grupos de base. Ele trabalha interligado ao seu sub-regional (Rp1) que por sua vez é ligado ao regional (Sul1) e à PJB. Esta ligação é importantíssima no repasse das linhas, principio e objetivos que vem da PJB. Estes princípios, projetos e objetivos são adaptados a realidade do regional e depois repassado ao conselho aonde é trabalhada a melhor forma de transmitir aos nossos grupos de uma maneira clara e objetiva. Fica muito difícil uma caminhada sem se fazer presente de toda esta organização, pois a idéia é trabalhar juntos e por um único ideal.

Em quais paróquias está presente e numero de membros.

São João Batista – Bebedouro 20

N. Sra. Aparecida – Bebedouro 04

Sagrado C. Jesus – Bebedouro 15

Santo Inácio – Bebedouro 18

Santo Antonio S. Galvão – Bebedouro 20

São Judas Tadeu – Bebedouro 20

Santo Antonio – C. Rodrigues 14

Sagrado C. Jesus – Ibitiuva 25

São Benedito – Jaboticabal 15

São José Op. – Jaboticabal 15

Senhor B. Jesus – Mte Azul Paulista 05

São Joaquim e Sant’Ana – Sta Ernestina 13

São José – Taiaçu 15

São Sebastião – Taquaritinga 05

Santa Luzia – Taquaritinga 15

São Francisco – Taquaritinga 35

N. Sra. Aparecida – Viradouro 20