domingo, 19 de dezembro de 2010

Planejamento de Pastoral 2011

Em 2011.... Lancemos as redes em àguas mais profundas..


Jovem me diga onde estás que eu irei te buscar!!!

Eixo teológico
LC 15, 1-7
1 Ora, chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir.
2 E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles.
3 Então ele lhes propôs esta parábola:
4 Qual de vós é o homem que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto, e não vai após a perdida até que a encontre?
5 E achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo;
6 e chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos e lhes diz: Alegrai-vos comigo, porque achei a minha ovelha que se havia perdido.
7 Digo-vos que assim haverá maior alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.

Musica Tema:
Alma Missionária (Ziza Fernandes)
 
Senhor, toma minha vida nova antes que a espera desgaste anos
mim estou disposto ao que queiras não importa o que seja,Tu chamas-me a servir

Refrão


Leva-me aonde os homens necessitem Tua palavra, necessitem de
força de viver onde falte a esperança onde tudo seja triste simplesmente por não saber ti

Te dou meu coração sincero para gritar sem medo formoso
 é Teu amor Senhor, tenho alma missionária conduza-me à
terra que tenha sede de Ti

E, assim eu partirei cantando,por terras anunciando Tua
beleza, Senhor terei meus braços sem cansaço
Tua história em meus lábios e a força na oração

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Ata da Assembléia da Pastoral da Juventude 2010-2011!


ATA DA ASSEMBLÉIA DO CONSELHO DIOCESANO DA PASTORAL DA JUVENTUDE- 2010
                 
 No dia 05 de Dezembro de 2010, reuniu-se na paróquia Senhor Bom Jesus da cidade de Monte Azul Paulista os jovens integrantes do CDPJ – Diocese de Jaboticabal, para deliberarem sobre os projetos e ações da Pastoral da Juventude para o ano de 2011.
No período da manhã fomos convidados a amar a juventude sem distinção, assim como Deus nos ama, através de uma celebração enculturada na Capela São Francisco e logo após foram feitas 4 formações para os coordenadores, sendo estas:
1ª Musicalidade – pelo jovem Erivam
2ª Dinâmicas – pelos jovens Alessandra e André
3ª Bíblia – pelo jovem Oscar
4ª Identidade PJ – pelos jovens Matheus e Flávia do sub RP1, onde ficou esclarecido como é a visão da CNBB quanto à existência de Setor e Pastoral.
Após as formações, na capela para um momento de espiritualidade e oração, nos preparando para a assembléia do período da tarde. Onde os jovens Francielle e Uéber nos conduziram a refletir sobre o que é ser coordenador e pensarmos no futuro da nossa pastoral.
No período da tarde os coordenadores apresentaram suas propostas e projetos para o ano de 2011 e, abaixo seguem os projetos deliberados e aprovados:

1- CDPJ
            No ano de 2011, torna-se obrigatória a participação dos coordenadores de grupos de jovens e Pastorais da Juventude, bem como ficou entendido que todos os grupos de jovens, que não estejam voltados a nenhum dos demais movimentos da igreja, são denominados Pastorais da Juventude.

2- Ausências 
            Com a nomeação e aprovação pelo Revmo. Bispo Diocesano Dom Antonio Fernando Brochini, CSS, a presença se torna obrigatória. Sendo somente aceitada ausências com justificativa enviada anteriormente. Para que assim possamos resolver os assuntos da nossa juventude, com a participação geral dos representantes das paróquias. A ausência não comprovada por duas vezes implicará na advertência escrita da paróquia ao padre em primeiro momento e consecutivamente conselho de pastoral e por ultimo ao Bispo diocesano.

3- Caixa
            Com o inicio do ano de 2011, retorna-se a manutenção do Caixa da Pastoral da Juventude, que terá a função de auxiliar o CDPJ e os grupos, minimizando e auxiliando ambos em gastos, principalmente com o inicio da construção do acervo da biblioteca da Pastoral da Juventude. Fica então definido que em eventos diocesanos da PJ, será utilizado da venda em bazar onde todos participaram e também será acrescida uma taxa de 20% às inscrições de eventos do CDPJ, quando houver, destinado ao caixa do CDPJ.

4- Padres
Ficou deliberado a cobrança da presença dos padres assessores ou representantes, tanto do Setor Juventude quanto da Pastoral da Juventude em eventos e reuniões do CDPJ, com seguinte advertência, notificação ao Coordenador do Conselho de Pastoral.

5 – Reuniões do CDPJ
            Serão elaboradas mais reuniões para o ano de 2011, onde as reuniões de caráter decisivo serão em âmbito diocesano, e as reuniões de recados e formações básicas em caráter de pólos, esses pólos serão as cidades de Bebedouro, cuja qual abrange as forânias de São João Batista e Nossa Senhora Aparecida. E Jaboticabal, cuja qual abrange as forânias de São Sebastião, Nossa Senhora do Carmo e Senhor Bom Jesus.

6 – CPP
            Todos os grupos deverão possuir representatividade nos CPP’s paroquiais.

7 – Publicações de Informações
            Fica definido como forma de publicação de assuntos do CDPJ à comunidade e à diocese:
  • Jornal “O ASCENSOR JUVENIL”
  • O blog da PJ : www.pjdiocesejaboticabal.blogspot.com
  • O Guia de Pastoral Diocesano
  • O Anuário da Pastoral da Juventude.

8 – Comunicação
            O E-mail continua sendo juntamente com as formas indicadas no item 7 as formas principais de comunicação do Conselho Diocesano da Pastoral da Juventude. Sendo de responsabilidade dos coordenadores visualizarem seus e-mal semanalmente, bem como atualizar o endereço junto ao sistema de informações do CDPJ.

9 – Visitas aos grupos por representantes do CDPJ
A coordenação/assessoria continuará o trabalho de descoberta de novos grupos e orientação aos grupos existentes na diocese usando a metodologia da PJ, mas para isto, contamos com a colaboração de todos os coordenadores, pois caso percebam a existência de novos grupos, procurem entrar em contato e apresenta-los à PJ.

10 – Forânia .
 Renove-se o prazo dos atuais coordenadores forânicos por mais 360 dias.

11 – Camiseta Diocesana da PJ
Foi apresentado aos coordenadores o modelo da Camiseta Diocesana da PJ, que deverá estar em pleno uso na Romaria Diocesana da Pastoral da Juventude no ano de 2011. Fica na responsabilidade dos coordenadores de grupos passarem as duvidas, bem como os tamanhos e dados para que as mesmas sejam confeccionadas. Com todos os dados em poder do CDPJ, será feito a cotação, o preço deverá ficar entre R$ 12,00 e R$ 18,00. Lembrando de que quanto mais camisetas, mais barato ficará.

12 – Locais dos eventos
            Vários grupos se propuseram a receber e sediar eventos da Pastoral da Juventude, do Setor e do CDPJ, por isso fica definido como forma de escolha o sorteio realizado pela coordenação do CDPJ e logo em seguida a publicação através dos meios de comunicação dos itens 7 e 8.

13 – Eventos paroquiais
Os grupos farão contato por internet para enviar e receber informações e, quando possível irão organizar viagens para levar todo o grupo para visitar outras cidades.
 Dentro das propostas dos grupos, foram enumeradas diversas idéias que já funcionam no cotidiano dos grupos e, cada um deve ler todos os projetos apresentados e de lá aproveitarem as idéias interessantes e que se encaixem em sua realidade.
 Segue abaixo algumas idéias apresentadas na troca de experiência durante a Assembléia:
  • Realizar caminhadas, escaladas e ciclismo com o grupo para fortalecer o grupo, sempre aproveitando o momento para a espiritualidade.
  • Realizar missas jovens nas suas paróquias ou cidades
  • Utilizar ORKUT, MSN e e-mail para melhorar a comunicação entre os jovens pejotinos de todas as cidades, utilizando estas ferramentas para comunicar-se sobre eventos da PJ e também para evangelizar outros jovens.
  • Acolhida às pessoas portadoras de necessidades especiais (buscar e levar)
  • Atenção especial na acolhida dos jovens recém chegados aos grupos para que possam descobrir a espiritualidade da PJ
  • Retiro com jovens da comunidade .
  • Terços, gincanas, semana temática
  • Preparar eventos ecumênicos (escolas observando que evento em massa não funciona, tem que trabalhar individualmente com as salas)
  • Mudanças de horário que facilitem a participação de todos os jovens
  • Criar vínculos com outros grupos que trabalham com jovens na comunidade (crisma e outros)
  • Participar de campanhas beneficentes (lembrando sempre de dosar o assistencialismo para não se tornar mão de obra barata)
  • Trabalhar musicalidade nos encontros e o dinamismo
  • Renovação de liderança (formação de grupos de militância)
  • Dividir tarefas com os membros do grupo
  • Acampa Jovem à nível Diocesano
  • Cristoteca
  • Participação em programas de rádios locais
  • Exposição sobre vida de santos
  • Entre tantos outros

14 – GT’s – Grupos de Trabalho
            Fica definido que no ano de 2011, serão criados os grupos de trabalho, que serão os responsáveis pela organização dos eventos (Liturgia, Animação, Formação, Local entre outros), para que auxiliem a coordenação diocesana, para que possamos melhorar os cursos e eventos da PJ. Os grupos deverão ser compostos:
            1 – Coordenador do Evento
            1 – Representante da Paróquia (Grupo de Jovem ou coordenador)
            1 – Encarregado Financeiro
            2 – Membros Auxiliares
            O projeto do evento deverá ser preparado com um prazo mínimo de noventena (90 dias), ser submetido à aprovação do coordenador forânico e do CDPJ.

15 – Prioridades
            Fica definido pelo conselho que as atividades do CDPJ bem como da PJ diocesana terá prioridade de participação dos coordenadores e grupos de jovens, sobre os eventos paroquiais, somente sendo inferior aos eventos de natureza da Diocese e do Conselho de Pastoral Diocesano, desde que mantidas as datas publicadas nos itens 7 e 8.

16 – Planejamento de Pastoral 2011
            Fica definido para o ano de 2011 o seguinte Planejamento Pastoral.
            Tema: Jovem, me diga onde está que irei lhe buscar.
Lema: Lancemos as nossas redes para águas mais profundas...
Leitura Teológica: Parábola da Ovelha Perdida.
            Objetivo Geral: Alcançar e Acolher a juventude em seu total, onde quer que ela esteja na sociedade.
Objetivos específicos: Aumentar o numero de jovens nos grupos, principalmente os mais distantes da igreja.
Publico alvo: A juventude desamparada na sociedade, que está perdida em seu próprio ideal.
Estratégia: Trabalho dos grupos individuais com o auge na Missão Jovem.
Expectativas individuais: Acolher a juventude do seio materno da igreja, mostrando a ela a luz do Cristo que faz nova todas as coisas.
Recursos: As formações deverão ser feitas pelo CDP, tendo como seu ponto de maior importância a realização da Missão Jovem no mês de Maio.

17 – Eventos do regional Sul 1
            Fica acertada a participação de alguns representantes da nossa diocese na Romaria do Regional Sul 1 em Araras, no mês de Agosto.